Resumo Trabalho

IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA MELHORIA NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE BIOFÍSICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

Autor(es): RAYANNE MARIA DE LIMA OLIVEIRA, LAÍS EMANUELA DA PAZ PATRÍCIO , ISLLANE CRISTINA TAVARES DA ROCHA , JANKELES RICHELLE DA SILVA e orientado por FABIANA AMÉRICA SILVA DANTAS DE SOUZA

As aulas alternativas e práticas são eficazes para auxiliar docentes e discentes nos processos de ensino-aprendizagem e bons exemplos na construção do conhecimento servindo como complemento para as aulas tradicionais que na maioria das vezes se tornam cansativas devido à falta de investimento e inovação. O sistema respiratório é de grande importância para vida dos seres humanos pois é responsável, pela absorção do oxigênio através das vias respiratórias e pulmões. Observando as dificuldades enfrentadas pelos professores em sala de aula em virtude de poucos recursos dentro da escola, este trabalho teve o objetivo de implementar uma metodologia alternativa para melhor a aquisição de conhecimentos sobre biofísica do sistema respiratório. A pesquisa foi realizada com uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Aluísio Germano na cidade de Carpina – PE. Foram aplicados dois questionários iguais, um após a aula tradicional e outro após a aula alternativa com a aplicação do jogo Quiz, e os resultados indicaram que houve um aumento considerável nos acertos das questões no segundo questionário em comparação com o primeiro. Além disso, foi observado que, durante a aula que utilizou o jogo, os alunos mostraram mais interesse em conhecer e aprender sobre o tema, tendo um aumento de interação e totalizando 85% o nível de interação nas atividades propostas, o que corrobora om outros autores na literatura. Desta forma, foi perceptível que a utilização de recursos lúdico associados às práticas podem ser grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem.

Veja o artigo completo: PDF