Resumo Trabalho

EXPLORAÇÃO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS COLABORATIVAS A PROFESSORES EM EXERCÍCIO

Autor(es): ABIGAIL FREGNI LINS

Nosso projeto de extensão diz respeito a colaborar com professores de Matemática em exercício sobre práticas pedagógicas e metodológicas colaborativas com relação à utilização de aplicativos para o ensino e a aprendizagem matemática. São dez os alunos membros deste projeto, atualmente matriculados no componente curricular Recursos Tecnológicos para o Ensino da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba Campus Campina Grande, e membros do Grupo de Estudo e Pesquisa CNPq GITPCEM. Tais alunos mostraram grande interesse em colaborar com professores de Matemática em exercício ao compartilhar com os mesmos os aplicativos matemáticos (GeoGebra, Winplot, Graphmatica, Régua e Compasso e Poly) sendo explorados no componente curricular e atividades apropriadas a serem trabalhadas nos mesmos (conteúdos de Álgebra, Trigonometria, Geometria Plana e Espacial, Gráficos de Funções, Equações e Desenho Geométrico). Os professores de Matemática em exercício são os professores os quais foram professores na educação básica dos alunos do Curso de Licenciatura. Assim, nossos alunos estarão a colaborar com seus ex-professores, os quais, possivelmente, não tiveram oportunidade em explorar a utilização de aplicativos para o ensino e a aprendizagem matemática em suas formações iniciais e/ou após elas. Acreditamos que o trabalho extensionista colaborativo com dez alunos de nosso componente curricular provocará um melhor e mais frutífero processo de seus futuros ensinos matemáticos aos alunos paraibanos, além da colaboração e contribuição que oferecerão aos seus ex-professores.

Veja o artigo completo: PDF