Resumo Trabalho

UTILIZANDO O SIMULADOR COMPUTACIONAL PHET COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM AULAS DE QUÍMICA

Autor(es): CAROLINE LINS FERNANDES, PEDRO HENRIQUE LUNA NASCIMENTO, JUAN CLAYTON REIS DE LIMA, ARYANNA SANY PINTO NOGUEIRA e orientado por MARIA JANAÍNA DE OLIVEIRA

A disciplina de Química necessita que os alunos tenham a habilidade de imaginar o comportamento das moléculas em nível microscópico, o que, na maioria das escolas, não é estimulado, resultando em uma disciplina abstrata e de difícil compreensão, comprometendo dessa forma, o ensino-aprendizagem dos discentes. Porém, há maneiras de inverter essa problemática, através das tecnologias disponíveis. Diversos aplicativos e sites permitem ao professor ministrar aulas mais dinâmicas, didáticas e pedagógicas, refutando a ideia de que a Química é uma disciplina impossível de ser compreendida. Porém, é importante salientar que a inserção dessa ferramenta deve ser feita unindo-a com a contextualização, de forma responsável e planejada para que os resultados almejados sejam alcançados. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo relatar um conjunto de aulas da disciplina de Química, nas quais o docente utilizou um site online denominado de PHeT que possibilitou mostrar aos alunos o comportamento molecular das substâncias nos seus diferentes estados de agregação da matéria, destacando a importância desse fenômeno físico para as transformações climáticas que o planeta está passando. As aulas foram ministradas em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma Escola Estadual da cidade de Ingá, Paraíba (PB). Através dos questionamentos feitos em sala de aula, observou-se que por parte dos discentes, houve uma recepção satisfatória da temática abordada e após a contextualização, constatou-se que a aprendizagem dos alunos se tornou mais significativa.

Veja o artigo completo: PDF