Resumo Trabalho

ATIVIDADE LÚDICA SOBRE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Autor(es): MAYRA LIMA DO NASCIMENTO e orientado por ADRIANA CONCEIÇÃO DA SILVA E DELANNE CRISTINA SOUZA DE SENA FONTINELE

A classicação dos seres vivos requer a utilização de categorias para agrupar organismos de acordo com suas semelhanças. Por isso, é indispensável um método para agrupar e nomear os seres. Em 1735, Carl von Linné (Lineu) sugeriu um sistema de classificação e nomenclatura que são utilizados até hoje. Em 1969, o ecólogo Robert Whitaker propôs um sistema com cinco reinos usando critérios como grau de complexibilidade e os meios de nutrição, os reinos são: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia. Dessa forma, a proposta de métodos práticos e simples de aprendizagem podem ajudar os alunos a aprender o conteúdo. O presente trabalho teve como objetivo facilitar o trabalho em grupo entre os alunos a partir de matériais acessíveis. As atividades foram desenvolvidas para a disciplina de Prática Como Componente Curricular IV e aplicadas na Escola Estadual Alberto Torres. A primeira atividade foi disposta após uma revisão sobre a classificação dos seres vivos, com colagem de imagens que alguns alunos trouxeram de casa, livros e revistas, a segunda foi uma atividade com cinco perguntas referentes ao conteúdo. Ao final, foi possível observar a percepção por parte dos alunos, bem como, a importância do trabalho em grupo, do ouvir a opinião do outro e a compreensão que para cada ser vivo existe um reino que o representa.

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