Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTROLE DO AEDES AEGYPTI: COMBATE À DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JAÇANÃ - RN.

Autor(es): FABIANA FLAYSE DA SILVA SANTOS, ANA BEATRIZ NASCIMENTO DE MACEDO e orientado por MARISA DE OLIVEIRA APOLINÁRIO

A escola é um ponto de partida no que diz respeito à educação voltada para a saúde pública, o que envolve diversas questões, a exemplo os temas transversais pertinentes às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, mosquito que se torna vetor ao picar uma pessoa contaminada. Esse trabalho teve por objetivo mostrar como atividades práticas podem fazer a diferença na realização de ações de combate e proliferação do mosquito e o surgimento de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. O presente estudo abrangeu a utilização de novas metodologias no ensino da saúde ambiental, propostas como tema transversal em biologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Terezinha Carolino de Souza – Jaçan㠖 Rio Grande do Norte (RN). Tais atividades desenvolveram técnicas para reciclagem de materiais e medidas de prevenção e combate de três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (Dengue, Zika e Chikungunya) através de metodologias dinâmicas utilizando o lúdico e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) com enfoque em Saúde Ambiental, abordados de forma lúdica, tornando o aprendizado, mais dinâmico e atrativo. As atividades foram desenvolvidas por estudantes da 2a série do ensino médio da referida escola. O presente trabalho realizou-se em nove etapas que proporcionou à comunidade escolar um envolvimento nas atividades contribuindo para o entendimento da necessidade de prevenção e eliminação de criadouros, garantindo assim uma vida saudável para todos.

Veja o artigo completo: PDF