Resumo Trabalho

VERIFICAÇÃO DOS ASPECTOS TECNOLÓGICOS E DE QUALIDADE DOS PRINCIPAIS FORNECEDORES DA AREIA NATURAL UTILIZADA EM CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND EM CAMPINA GRANDE-PB.

Autor(es): IRENILDO FIRME DO NASCIMENTO, JOSÉ ANSELMO DA SILVA NETO, JULIO CEZAR DA SILVA e orientado por MARCOS SEVERINO DE LIMA

O crescimento da construção civil nas últimas décadas no país gerou um elevado consumo de matérias-primas, entre elas a areia natural, principal fonte de agregados miúdos, utilizada para confeccionar argamassas e concretos. Neste sentido, a atual legislação vem obrigando os produtores a lançar mão de técnicas de gerenciamento de extração e até de interdição de jazidas que não atendem às suas exigências. Inicialmente foi feita uma visita nos três principais fornecedores de agregado miúdo (areia) no município de Campina Grande-PB e entrevista aos mesmos sobre o local de origem dessa areia. Após essas visitas foram selecionados alguns fornecedores e coletadas amostras em sacos, de acordo com a ABNT NM 26. Este trabalho teve por finalidade analisar a qualidade da areia através de diversos ensaios, como: granulometria, massa unitária, massa específica, inchamento, teor de material pulverulento e teor de argila em torrões e materiais friáveis. Todos os agregados miúdos, estudados neste trabalho, mostraram ser de boa qualidade para uso em concreto, sendo o mais indicado a do fornecedor 3 para a confecção de concreto. O trabalho cumpriu o seu objetivo de descrever o processo de caracterização do agregado, a importância desses tópicos na atividade prática decorrente da necessidade de se conhecer as especificidades dos materiais e seus constituintes. Por fim, é necessário não descuidar dos aspectos tecnológicos e da qualidade do material, que são imprescindíveis para melhoria contínua dos processos construtivos e caracterizando-as quanto às suas propriedades para a produção de um concreto com cimento Portland sem nenhuma causa de patologias.

Veja o artigo completo: PDF