Resumo Trabalho

O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA UTILIZANDO O ARDUINO

Autor(es): LUCIANO FEITOSA DO NASCIMENTO, ARTHUR SARMENTO DE SOUZA e orientado por LUCIANO FEITOSA DO NASCIMENTO

Não é de hoje que o MEC sugere que alunos com alguma deficiência estejam nas turmas regularem e que tenham a mesma atenção dos professores. Porém, a grande maioria dos professores não está sendo preparada para receber estes alunos, o problema se torna ainda mais preocupante em aulas que necessitam de um alto poder de abstração, ou que a aula tem como foco principal algum fenômeno que não pode ser alcançado pelo aluno, como por exemplo: o ensino de óptica para um aluno cego, ou de acústica para um surdo. O ensino de Física é muito carente em materiais de apoio para aulas inclusivas, isso porque o mercado também se apresenta com escassez de recurso com essa vertente. É com essas observações que iremos propor uma atividade que auxilie os alunos com deficiência auditiva no processo de ensino aprendizagem, bem como preparar os professores para a aplicação dos mesmos.

Veja o artigo completo: PDF