Resumo Trabalho

PERCEPÇÃO DA DIDÁTICA DE UM PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR

Autor(es): CARINE EMANUELY DE ARAUJO FARIAS, CAMILA CAVALCANTE , MICHELLE COSTA ARAÚJO ARRUDA, LAYS SOUSA FERNANDES e orientado por KÁTIA FARIAS ANTERO

A formação pessoal e profissional de uma pessoa de constitui através de suas histórias de vida e experiencias, com isto percebemos que as atividades educacionais têm um valor muito grande na vida de qualquer pessoa. Os docentes têm um papel de construir conhecimento e estimular as habilidades individuais dos estudantes, sendo assim, aqueles que tem conhecimento da didática, que se trata de um campo educacional, que visa auxiliar no desenvolvimento e aperfeiçoamento de metodologias eficientes, tem maior êxito. Diante disto, esse trabalho tem por objetivo, procura investigar de que maneira a didática é destacada na vida dos docentes, com intuito de propor uma compreensão sobre a visão de um professor de ensino superior. Foi feita uma entrevista de sete perguntas, para uma professora de ensino superior, que envolviam assuntos como: vontade de ser professor, realização profissional e experiências em sala, envolvendo didática. As questões eram voltadas para destacar a maneira como a professora se percebe diante de suas turmas, como desenvolve suas aulas e avalia dos estudantes. Constatamos através das respostas que a professora apresenta um senso de humanidade e tem como ferramentas de ensino, o olhar para a afetividade entre professor e aluno, contextualização, disponibilidade e metodologias mais didáticas, com o intuito de aprimorar o ensino em suas aulas, auxiliando assim na construção do conhecimento e contribuindo para a aprendizagem. Em síntese, concluímos que a entrevista foi de fundamental importância para conhecermos a posição de uma ex-professora nossa sobre sua didática que não conhecíamos por completo.

Veja o artigo completo: PDF