Resumo Trabalho

RELATO DE EXPERIÊNCIA, ENSINO DE GRIPTÓGAMAS (BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS) EM ESPAÇO NÃO FORMAL: CONTRIBUIÇÕES.

Autor(es): EMILY EMANUELE MONTEIRO SENA e orientado por INÊS TREVISAN

O espaço não formal de ensino visa proporcionar ao aluno uma aprendizagem mais participativa, através de atividades educativas em que o aluno possa vivenciar o conteúdo ali estudado, neste caso vamos abordar uma experiência em botânica, realizada em um sitio ecológico em Abaetetuba-PA, em que o objeto de estudo foram os vegetais (Briófitas e Pteridófitas), onde os alunos puderam reconhecer e identificar os grupos vegetais briófitas e pteridófitas nos âmbitos biológicos (ciclo de vida e reprodução), ecológicos (interação e habitat). O proposito deste artigo se situa na analise da contribuição de aulas de botânica em espaços não formais para o ensino, por meio da analise de atividades ali desenvolvidas. Após o termino da aula, através da avaliação pode-se analisar que o espaço trouxe contribuições no aprendizado dos alunos como: entendimento sobre briófitas e pteridófitas, como se reproduzem, qual o seu habitat, sua estrutura e ciclo de vida.

Veja o artigo completo: PDF