Resumo Trabalho

ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: USO DO SOFTWARE LIVRE TRACKER NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA

Autor(es): THIAGO VICENTE DE ASSUNÇÃO

Vivemos em um mundo tomado e influenciado pela ciência e pela tecnologia. Notadamente necessitamos cada vez mais estarmos atualizados para interagir e intervir nessa nova sociedade. Essa perspectiva tem atribuído cada vez mais responsabilidades aos professores, já que estes são os mediadores do conhecimento e o filtro que separa os conteúdos significativos dos demais nessa sociedade demasiadamente informativa. Portanto, o que tem preocupados os pesquisadores da educação é justamente o método como levar inovação para dentro das salas de aula sem se desvincular dos objetivos da educação cientifica. Quando se trata do ensino e aprendizado da física, a tecnologia se torna uma aliada essencial na promoção do aprendizado, visto que através dela é discutido fenômenos que na maioria das vezes a mente do aluno não é capaz de idealizar. Dentre as inovações que surgiram para favorecer um bom aprendizado da física, destacamos o software Tracker por ser uma ferramenta gratuita, prática e de qualidade. O Tracker é uma ferramenta gratuita de análise e modelagem de vídeo construída na estrutura Java de Open Source Physics (OSP). Esse software é projetado para ser usado no ensino de física. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar o Tracker como ferramenta inovadora que pode ser aplicada no ensino da física, facilitando sua melhor compreensão. Além disso, pretende-se apresentar análises feitas com esse software a fim de influenciar a sua aplicação nas instituições de ensino básico e superior. A partir da concretização dos objetivos concluímos que o Tracker é uma poderosa ferramenta capaz de auxiliar o professor na exposição dos conteúdos físicos com uma análise mais sofisticada, promovendo o processo de ensino e aprendizagem da física.

Veja o artigo completo: PDF