Resumo Trabalho

DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR DE PROCESSOS A PARTIR DA ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO SEQUENCIAL MODULAR – PACOTE TERMODINÂMICO.

Autor(es): SÁVIO JOSÉ PONTES DA ROCHA BARROS, LUCAS LEÓN SILVA LUNA, ISABELLA TARGINO BORGES DE CARVALHO e orientado por ANTONIO TAVERNARD PEREIRA NETO

A busca por simuladores é cada vez mais recorrente no mercado atual, tendo como objetivo principal diminuir o tempo das tarefas repetitivas e demoradas, e de forma específica, por exemplo, otimizar o desempenho econômico da planta, aumentar a segurança e controle dos processos, analisar formas de reduzir o impacto ambiental. O presente trabalho tem como objetivo iniciar o desenvolvimento de um pacote termodinâmico para uso dentro do simulador de processos do DEQ UFCG para fins didáticos. Os modelos presentes nesse pacote irão comprometer completamente o resultado da simulação caso não sejam realísticos, inviabilizando assim seu uso. Portando, são de extrema importância num simulador de processos. Como ganho intangível, ele visa ainda ampliar a capacidade do aluno em compreender e solucionar problemas complexos sem a utilização de simuladores comerciais, dado que os mesmos são caixas pretas, e nem sempre, os graduandos em formação compreendem o que está sendo feito pelo simulador. Através do software MATLAB, implementou-se as equações de estado de Peng-Robinson (PR) e Soave-Redlich-Kwong (SRK), o modelo de atividade UNIFAC e o equilíbrio termodinâmico pela formulação Gamma-Phi e Phi-Phi. Os resultados obtidos são em grande parte compatíveis com o simulador Aspen Plus.

Veja o artigo completo: PDF