Resumo Trabalho

JOGOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autor(es): MARCELA DOS SANTOS BARBOSA e orientado por JOSÉ LUIZ DE SOUZA PIO

Este trabalho tem como proposição analisar e delinear a contribuição da aprendizagem colaborativa por meio do uso de jogos em ambientes móveis para o ensino de ciências. Utilizou-se como metodologia a revisão sistemática da literatura, que consiste na identificação, seleção, avaliação e sintetização de evidências relevantes a partir de questões bem definidas. Foram analisados conjuntos de artigos encontrados no Google Acadêmico, Springer Link, ResearchGate e no Portal de Periódicos da Capes, no período de 2013 a 2018, a partir das chaves de busca previamente definidas. Os resultados apontam para a importância de se explorar a aprendizagem colaborativa com jogos digitais para dispositivos móveis, por ser uma inovação que agrega dinamicidade, interação e uso em ambientes diversos e não convencionais. A análise do foco da investigação permitiu identificar que grande parte dos projetos com jogos estão voltados para o ensino de matemática e física, necessitando, portanto, de iniciativas que considerem também outras disciplinas de ciências, como biologia e química. Em se tratando da aprendizagem colaborativa, os resultados mostram que tal abordagem é comumente aplicada em redes sociais, como o Facebook, em ambientes de apoio ao ensino, como o Moodle e em ambientes virtuais de aprendizagem. Por outro lado, o uso de dispositivos móveis com jogos educacionais tem sido pouco explorado em sala de aula, propiciando um campo fértil para o desenvolvimento da pesquisa científica em ensino de ciências.

Veja o artigo completo: PDF