Resumo Trabalho

A IMPORTÂNCIA E INFLUÊNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM OLHAR SOBRE OS CURSOS DE EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)

Autor(es): MAYARA MACEDO DA MATA, SAMARA JACINTO DE MELO , ALLINE CATARINE MACÊDO DE OLIVEIRA , MICHEL SILVA DE OLIVEIRA

A leitura é o principio de construção do conhecimento, dessa forma, indispensável na educação em qualquer nível. Tendo em vista sua relevância na maneira de entender o mundo, a leitura concebe uma necessidade social. Diante disso, este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel e o ato da leitura na formação de estudantes de graduação do Centro de Ciências e Tecnologias da Universidade Estadual da Paraíba. Trata-se de uma metodologia de natureza quanti-qualitativa. O artigo foi desenvolvido através de questionário avaliativo que abordava questões sobre praticas de leitura, incentivo, o uso da biblioteca da instituição, como também sobre conhecimento e produção de textos científicos. De acordo com a pesquisa observou-se que os discentes possuem hábitos de leitura devido à necessidade do seu curso. Porem, esse habito não é frequente como também a frequência da biblioteca. Constatou-se também que os discentes conhecem artigos científicos, mas nunca produziram como também, há aqueles que conhecem e fazem produção dos mesmos com mais frequência como forma de complementar seu currículo e conhecimentos.

Veja o artigo completo: PDF