Resumo Trabalho

PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONHECENDO A CÉLULA DO TECIDO DA CEBOLA.

Autor(es): FRANCIS GLEYZER BARBOSA DE PAIVA, ADNA MARIA DA SILVA, THALES IAGO FERNANDES DE PAIVA e orientado por LUCIA MARIA DE ALMEIDA

Os conteúdos de Citologia são complexos e na maioria das vezes tem como único recurso à imaginação, o que dificulta o entendimento da importância desta estrutura para os organismos e, mais ainda, a percepção que no seu conjunto, elas formam a unidade de tecidos, órgãos, sistemas e organismos (NASCIMENTO, 2016) O que dificulta o ensino de Citologia é a ausência de uma ligação entre os conceitos científicos e sua aplicação no cotidiano dos alunos, pois a mesma geralmente é abordada de forma isolada e restrita à introdução da Biologia, resultando em uma percepção reduzida da célula (CAURIO, 2011A justificativa para esse trabalho é devido ao fato de alguns alunos serem desinteressado no conteúdo de citologia por se tratar de uma área complexa, então ao ser abordando de aulas praticas de acordo com o cotidiano dos alunos ira provocá-lo para o ensino aprendizado. Esse trabalho tem como objetivo mostrar e identificar as estruturas celulares da raiz da cebola (Allium cepa), através da aula pratica no intuito de chamar a atenção do aluno para aulas de citologia e comparar os níveis de conhecimento de cada turma dos quatro 1° ano do ensino médio da escola Estadual Professor Anísio Teixeira Natal/RN. Na metodologia do corte de mão livre possibilitou que os alunos pudessem preparar laminas histológicas utilizando corantes para visualizações no microscópio e assim abrir uma porta para o conhecimento do mundo cientifico, o resultado esperado foi alcançado já que os mesmos com o auxilio da aula pratica pode construir suas maquetes e poder explicar de forma vivenciada o que se despuseram no laboratório da aulas práticas.

Veja o artigo completo: PDF