Resumo Trabalho

A CONTRIBUIÇÃO DO ENEM PARA O REDIRECIONAMNETO DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

CICERA ALVES AGOSTINHO DE SÁ, ANTONIO ROBERTO DE ARAUJO SOUZA, EMANUELLE GRACE KELLY SANTOS DE OLIVEIRA

O ensino de Literatura no Brasil está demarcado pela orientação legal de duas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No período de vigência da LDB 5.692/1971, o ensino da disciplina contemplava a historicidade, as características, os autores e as obras dos movimentos literários, enquanto com o advento da Lei de Diretrizes e Bases 9.394/1996, o foco para a ser o trabalho com o texto literário. Apesar da orientação legal da Lei de Diretrizes e Bases vigente, o trabalho com a Literatura continua tendo como foco o proposto pela Lei de Diretrizes e Bases anterior, sendo que a partir de 2009, com a ampliação do Exame Nacional do Ensino Médio, o texto literário, foco da competência 5 e das habilidades 15, 16 e 17 assume um status diferenciado no processo de formação do leitor literário. Sistematizamos a presença das questões de Literatura no intervalo de 2009 a 2014 na Tabela 1, além de utilizarmos as amostras 1 e 2 para ilustrarmos as diferentes possibilidades de uso do texto literário em questões do Exame. As referidas amostras evidenciam que o texto literário vem sendo explorado com diferentes enfoques no Exame Nacional do Ensino Médio, ampliando as possibilidades de investimento na leitura do gênero, sem, no entanto, excluir a importância da leitura de obras literárias, na íntegra, no Ensino Médio.

Veja o artigo completo: PDF