Resumo Trabalho

NAIAGRY PAULA DE FRAGA, LEONARDO TAVARES DE OLIVEIRA e orientado por CÉLIO VICENTE DA SILVA e orientado por CÉLIO VICENTE DA SILVA

Um dos desafios que os professores de física vêm confrontando é como construir um processo de ensino-aprendizagem que saia do método tradicional de ensino e seja eficiente. Sabemos que a física é uma ciência que possibilita aos estudantes uma compreensão diferente da realidade habitual, provocando discussões intrigantes sobre teorias físicas. Mas, isso muitas vezes não é levado aos estudantes em seu contato com tal disciplina. Muito pelo fato dos professores não dispor de uma formação adequada ou não utilizarem outras formas de ensino. Este trabalho relata a experiência desenvolvida na Universidade Estadual do Ceará (UECE), pela Faculdade de Educação, Ciências e letras de Iguatu (FECLI), com o objetivo de possibilitar uma formação continuada de professores de física da rede pública de ensino, tendo sido visado sua importância no processo de ensino e aprendizagem, compreendendo o laboratório de mecânica e termodinâmica como ferramenta pedagógica para a melhoria da aprendizagem do profissional e sendo utilizada dentro de sua área de atuação, apresentada pelos PCN do ensino médio de Física. Para melhoria na qualidade de ensino, dentro deste trabalho, o professor foi entendido como sujeito em constante formação e esse entendimento nos possibilitou expor a importância da formação no laboratório de mecânica e termodinâmica. Dessa forma, foi feita uma análise do ambiente dos laboratórios das escolas atendidas pelo projeto. Tal análise nos permitiu compreender a estrutura e fazer um levantamento dos equipamentos e experimentos relacionados à mecânica e à termodinâmica. E, a partir desse levantamento, foi desenvolvida uma formação compatível com a realidade das escolas da rede pública de ensino que foram atendidas, levando em conta as particularidades de cada instituição e feitas às possíveis adaptações no decorrer das atividades realizadas. Este projeto é de suma importância para o contexto atual da educação, sabendo-se que as disciplinas de laboratório são, praticamente, extintas do currículo escolar, seja pela falta dos laboratórios e seu equipamento, seja pela incapacitação dos profissionais para atuação em tais ambientes, visto que muitos dos professores, durante seu processo de formação acadêmica, não tiveram contato com esse recurso, este trabalho objetivou-se, então, em amenizar essa defasagem de formação. Os professores que passaram por essa capacitação devem perpetrar os devidos repasses em suas escolas, melhorando a aprendizagem de seus discentes. Vale ressaltar que tal projeto foi desenvolvido na disciplina de laboratório de mecânica e termodinâmica no curso de graduação em física da UECE/FECLI.

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