Resumo Trabalho

EDILMAR GALEANO MARQUES, LEIA TEIXEIRA LACERDA e orientado por LÉIA TEIXEIRA LACERDA e orientado por LÉIA TEIXEIRA LACERDA

Um dos objetivos que tem marcado a existência da Escola Estadual Hércules Maymone, escola da rede pública localizada na região central da cidade de Campo Grande/MS, tem sido o de contribuir para que os estudantes consigam fazer a escolha da futura profissão. Contudo, não eram disponibilizados mecanismos intermediários que propiciassem informações, debates e discussões suficientes sobre essa escolha. Este artigo visa, diante desse cenário, descrever através das narrativas o desenvolvimento do projeto Serviço de Informação Profissional (SIP) na Escola Estadual Hércules Maymone, com 41 estudantes concluintes do ensino médio das modalidades Ensino Médio Regular, Educação Profissional Integrado ao Ensino Médio em Administração (EP-ADM) e Educação Profissional Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente (EP-MA), realizado em seis encontros que aconteceram no mês de maio de 2014, com o objetivo de refletir sobre a importância da escolha profissional. O projeto mostrou-se oportuno, haja vista que uma das atribuições da escola é exatamente a formação do indivíduo, processo no qual se incluem orientações voltadas à escolha profissional. Os participantes possuíam idades de 16 até 19 anos e, pela primeira vez, participaram de um projeto cuja ênfase era a escolha da profissão. Esses estudantes foram entrevistados, orientados por um roteiro específico que originou os dados que, analisados, evidenciaram a importância e relevância do projeto para os estudantes e para a escola. As atividades do Projeto Serviço de Informação Profissional (SIP) visavam estimular o autoconhecimento e proporcionar informações profissionais, com base em técnicas retiradas do livro Pensando e vivendo a Orientação Profissional, da autora Lucchiari (1993).

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