Resumo Trabalho

A CONSTRUÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DOS JOGOS POPULARES

GUILHERME AMORIM DE MORAES CRUZ

Percebe-se, principalmente no atual momento histórico em que vivemos a importância do jogo e diversas habilidades motoras que este traz no tocante às aulas de Educação Física. Através de jogos populares, como instrumento incentivador para mudança de comportamento em relação à formação de uma habilidade motora do aluno, tem sido bastante discutido no meio acadêmico. Tentaremos resgatar os jogos populares dentro da Educação Física, pois suspeitamos que o mesmo esteja sendo esquecido ou deixado de lado também pela sociedade, por diversos motivos e até mesmo pelo próprio professor de Educação Física. A pesquisa de caráter bibliográfico. Foram utilizados para coletas de dados, artigos e livros de professores que se dedicam ao estudo e desenvolvimento dos jogos populares e habilidades motoras relacionadas à Educação Física, bem como, foi feita a análise de alguns artigos, e utilizados para a sugestão e implantação dos jogos populares e habilidades dentro das aulas. Visto que a habilidade motora é um processo comum de controle em movimento, acredita-se que os jogos populares sejam um dos principais elementos para a aquisição de habilidades motoras fundamentais nas aulas de Educação Física, nas crianças a partir da fase da 1ª e 2ª infância, como também pode possibilitar mudanças comportamentais em crianças da referida faixa etária. Através dos jogos as crianças poderão adquirir essas habilidades motoras fundamentais de forma atraente, divertida e prazerosa, podendo causar assim um interesse maior por esses tipos de atividades nas aulas de Educação Física. Procuraremos relacionar a Educação Física com os jogos populares, de forma a mostrar e propor a sociedade que não deve esquecer ou deixar de lado esta cultura com os jogos, pois os mesmo podem ser vistos com muita ênfase na infância principalmente nas brincadeiras com os amigos nas escolas e nas ruas das cidades, mostrando que está culturalmente enraizado na forma de viver do cidadão brasileiro. Com isso não podemos deixar que estas práticas corporais percam espaço para os jogos eletrônicos ou caminhem paralelamente com eles, e assim sejam esquecidos ou percam espaço na nossa cultura. No campo da disciplina Educação Física, tentar construir juntamente com os professores, tanto da escola, como da graduação nas universidades e faculdades que podemos trabalhar com este tema no nosso cotidiano em nossas aulas. Tentando trazer o que os alunos praticam ou fazer em seus lares e na hora de lazer para dentro da escola. Trabalhando com este de forma didático-pedagógico, mostrando a importância do mesmo para a nossa cultura e dando aos nossos alunos consciência de que os jogos populares fazem parte de nossa cultura e não podemos deixá-lo de lado nem deixar com que eles sejam esquecidos ou substituídos. A Educação Física é uma área bastante apropriada para se trabalhar com os jogos populares, mais infelizmente muitos professores não utilizam essa forma de atividade. A vivência dos jogos populares de forma a promover também a formação de habilidades motoras nesses alunos. Levando a esses alunos o aperfeiçoamento de suas brincadeiras populares ou a descoberta destas práticas para alguns alunos se for o caso.

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