Resumo Trabalho

A AUSÊNCIA DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

NIVEA MARIA NUNES LEMOS, ANTÔNIA RAQUEL FERREIRA DE SOUZA, GIZELLE DUARTE MARTINS LIMA, POLIANA FREIRE DA ROCHA SOUZA

Este estudo busca relatar a experiência desenvolvida por acadêmicas do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri - URCA durante o estágio Supervisionado II, vivenciado no ensino fundamental I. A pesquisa em questão caracteriza-se como um estudo qualitativo de caráter exploratório, do tipo relato de experiência. Descreve a experiência desenvolvida no estágio curricular supervisionado realizado pelas acadêmicas do quinto semestre no Centro Educacional Alegria de Viver na cidade de Iguatu-CE, no período de 09 de maio à 17 de julho envolvendo alunos com diferentes faixas etárias no contexto da disciplina Educação Física. A Educação Física escolar nos anos iniciais assume um importante papel no desenvolvimento integral das crianças, porém algumas instituições de ensino não proporcionam essas práxis descartando a possibilidade de melhorar as habilidades motoras básicas no processo de formação das crianças. O objetivo deste é refletir a prática da educação física escolar nas séries iniciais do fundamental analisando o tratamento que essa recebe principalmente no que concerne a sua ausência e discutir sobre a importância da educação física escolar no processo de ensino aprendizagem. As informações expostas aqui foram conseguidas através de um questionário semiestruturado destinado à cinco professoras formadas em pedagogia e que atuam diretamente no fundamental I com o intuito de elucidar a questão da ausência da educação física escolar. Conclui-se que é notório o desinteresse da escola por parte da educação física e é possível listar as inúmeras dificuldades encontradas como: A falta de materiais, espaço inadequado e a falta de profissionais formados na área para realização dessa prática pedagógica. Assim, esperamos que esses resultados sirvam de reflexão para a comunidade escolar, que revejam seus métodos utilizados para ministrar a disciplina de Educação Física.

Veja o artigo completo: PDF