Resumo Trabalho

ABORDAGEM PEDAGÓGICA E BIOGEOGRÁFICA ATRAVÉS DO PIBID NA ESCOLA SANTANA MARQUES: ASPECTOS DO BOSQUE RODRIGUES ALVES DA GRANDE BELÉM, PARÁ.

LAIZE CRISTINA CUNHA DE CARVALHO, ANDERSON COELHO BORGES, ANANDA DO SOCORRO OEIRAS PAIXÃO, SUELLEN CRISTINA DE SOUZA SOARES

O artigo é resultante de atividades desenvolvidas mediante o subprojeto: “Um olhar biogeográfico sobre os parques ambientais da grande Belém-Pará”: práticas pedagógicas para o discente/ futuramente professor. Esse subprojeto faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), levando em consideração que a biogeografia ainda é de pouca aplicabilidade em sala de aula. Para a realização da atividade, primeiramente foi feito o levantamento bibliográfico em artigos, livros e meios eletrônicos disponíveis referentes ao seu ensino. Diante disso, o trabalho relata uma atividade desenvolvida pelos bolsistas no âmbito do projeto, sendo esta prática realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santana Marques, localizada no Bairro do Panorama na cidade de Belém do Pará, envolvendo alunos do 3° ano do ensino médio, onde, fora realizado um acompanhamento das aulas de Biologia e Geografia para posteriormente a aplicação da ação. Assim, a atividade desenvolvida através do PIBID foi executada com êxito, na referida escola, afirmando que ela só foi possível através da organização e planejamento entre os bolsistas e o professor- supervisor. Cabe mencionar que, a partir da atividade os alunos também obtiveram uma visão diferenciada concernente ao Bosque, não somente esteticamente, mas, considerando, crucialmente a preservação da fauna e flora que o lugar possui, passando a ter uma percepção da necessidade da preservação do meio, tendo em vista a importância da biodiversidade para a Amazônia e indubitavelmente para o Planeta.

Veja o artigo completo: PDF