Resumo Trabalho

HIANCA MAIRA AZEVEDO RODRIGUES, SABRINA JHÚLIA DA SILVA, LAYSI ARAÚJO DA SILVA, HELEM MARA CONFESSOR FERREIRA

A Educação Ambiental aponta um novo caminho, trazendo a necessidade enquanto processo educativo, de estimular no indivíduo, um pensamento complexo a respeito de causas e vias de resolução à degradação ambiental. O projeto de extensão ECOlabora – Jogos Educativos Sustentáveis tem como proposta a integração dos alunos do IFRN-Campus Santa Cruz com o universo criativo em prol das necessidades sociais e ambientais da cidade na qual estão inseridos. Nosso objetivo nesse projeto é usar o “lixo” e transformá-lo em jogos pedagógicos sustentáveis. Além disso, na construção dos jogos recicláveis devemos ter como pautas principais, as abordagens da aprendizagem, a questão da responsabilidade socioambiental trabalhada na escola, e como ela pode contribuir na promoção de valores e adoção de práticas cidadãs. Para tanto, escolhemos uma escola pública de Ens. Fundamental na cidade, estabelecemos um vínculo com os professores e alunos, descobrimos as maiores dificuldades de aprendizagem dos alunos, confeccionamos os jogos educativos através de materiais que arrecadamos em campanhas realizadas nas escolas, após os jogos serem confeccionados eles foram entregues a escola para que professores e alunos pudessem fazer uso dos jogos produzidos no projeto de extensão. Dentre os resultados que esperamos alcançar, é necessário chamar à atenção e despertar a consciência para o problema do lixo na comunidade, divertir e potencializar a aprendizagem na escola pública com o uso de jogos lúdicos, fazer o aluno refletir sobre as atitudes como corresponsável, otimizando o processo de construção socioambiental e consciência cidadão. Acreditamos que através do trabalho conjunto a ser desenvolvido entre IFRN e escolas públicas da cidade de Santa Cruz, possamos minimamente contribuir na sociedade que estamos inseridos. Sendo assim, a confecção de jogos e brinquedos educativos permite aos envolvidos no projeto estabelecer uma relação de cumplicidade, de interação e troca de experiências/vivências com as crianças, por meio de brincadeiras, ampliando suas possibilidades de desenvolvimento como cidadão. Esperamos promover mudanças de hábitos e valores sociais, por acreditar que a escola é decisiva na aprendizagem e na transformação do indivíduo.

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