Resumo Trabalho

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

INDIRA ALVES DOS SANTOS, MATHEUS DE SOUZA CARVALHO, ZAIDILMA DOSSANTOS SANTANA, JAN PIERRE MODESTO ALVES

Tendo como objetivo analisar as implicações da utilização de novas metodologias de ensino para formação de professores de ciências, realizou-se um trabalho na turma do Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina, acerca dos saberes práticos dos alunos relacionados à ciência, bem como da contribuição desses para a visão de mundo que os educandos possuem. O projeto foi realizado por alunos do curso de Licenciatura em Física, do IF Sertão-PE, na disciplina de Didática II. As atividades desenvolvidas buscaram aproximar os estudantes da licenciatura ao contexto integral de aprendizagem dos estudantes, observando a problemática educacional na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e reconhecendo a importância da modalidade da Educação de Jovens e Adultos na sociedade contemporânea a fim de identificar o papel do educador como mediador no processo de construção dos conhecimentos. É fundamental ressaltar que, na formação dos licenciandos em ciências, os espaços de leituras e discussões sobre essa modalidade de ensino favorece na identificação dos avanços e das dificuldades encontradas pelos mesmos em seu processo de escolarização para reflexão e mudança. A metodologia para a introdução do Letramento Cientifico (LC) foi criativa e permitiu ao público alvo investigar e reconhecer a importância da comunicação científica na área em que iriam atuar, como também proporcionou aos pesquisadores uma visão mais ampla no que diz respeito aos ensinamentos de sustentabilidade e cidadania e da necessidade de uma mudança de postura que é preciso implantar na sociedade com relação à natureza.

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