Resumo Trabalho

A CONDIÇÃO JUVENIL BRASILEIRA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PERSPECTIVAS TEÓRICAS EM ANÁLISE

RAQUEL FRANCISCA DA SILVEIRA, ADRIANO MACHADO OLIVEIRA

Este estudo procurou investigar as construções de sentido de estudantes dos terceiros anos do ensino médio integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) – Campus Palmas. Dessa forma, buscou-se analisar, qualitativamente, as possíveis relações entre essas construções de sentido, acerca do Ensino Médio Integrado, bem como acerca das práticas docentes na instituição ora em foco, e os discursos hegemônicos da sociedade contemporânea. A metodologia utilizada, de cunho qualitativo, foi a realização de entrevistas semiestruturadas para uma melhor compreensão das questões levantadas na pesquisa. A análise dos dados foi efetuada a partir da análise de conteúdo, o que nos propiciou um melhor entendimento das construções de sentido dos sujeitos pesquisados. O referencial teórico utilizado contou com diversos autores que abordam a condição juvenil brasileira na escola de ensino médio integrado, buscando entendê-la sob a intrincada relação entre cultura contemporânea, instituições educacionais e condição juvenil na atualidade. O presente estudo infere, através dos dados obtidos, que os discursos contemporâneos podem estar a redirecionar o desejo de parte significativa dos professores do IFTO/Campus Palmas para fora dos muros do ensino médio integrado, o que vem a denotar um desinvestimento do ato de ensinar. Concluímos a pesquisa enfatizando ser necessária a promoção, por parte do IFTO/Campus Palmas, de discussões com seu quadro dirigente com vistas a avaliar os atuais critérios estabelecidos para o ingresso no quadro docente permanente da instituição, na medida em que possuir a titulação de Mestre ou Doutor não significa, efetivamente, possuir recursos didáticos e/ou formação compatível com as atuais demandas pedagógicas do ensino médio integrado; bem como visando elaborar estratégias que busquem amenizar o desinvestimento docente identificado nos resultados da presente pesquisa.

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