Resumo Trabalho

A CIÊNCIA DOS MICRORGANISMOS: ATIVIDADE TEÓRICA E PRÁTICA SOBRE FUNGOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS.

VANDERLEI BISPO DE SOUZA, ELIAQUIM GOMES DE MATOS, DARILSO LIESCH, MARCOS DAS VIRGENS ARAUJO

Um dos conteúdos bastante estudado no ensino de Ciências, diz respeito aos conceitos sobre os microrganismos e suas interações com o ambiente. Um dos principais microrganismos a serem estudados são os fungos, que são seres protagonistas em vários processos tecnológicos benéficos aos seres humanos, porém também podem oferecer malefícios, como a transmissão de doenças por alimentos contaminados por este microrganismo. O estudo de ciências não está pautado somente nos livros didáticos oferecidos pela escola, existem uma série de intervenções que o professor pode orientar os alunos, mostrando a Ciência em seu dia-a-dia. O objetivo do presente foi estudar os conceitos que envolvem os fungos, contribuindo com a construção do conhecimento dos alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Jaciara. Durante a aula foram explicados os diversos tipos de microrganismos, dentre estes os fungos, principais vantagens e desvantagens para os seres vivos. Torna-se fundamental que os alunos visualizem na prática o que está sendo discutido em sala de aula, com a realização de experimentos (que podem ser realizados de maneira simples, com materiais de fácil acessibilidade) e a verificação do conteúdo aplicado ao seu cotidiano. Diante das propostas sugeridas e trabalhadas com os alunos, verificou-se que os resultados obtidos foram satisfatórios.

Veja o artigo completo: PDF