Resumo Trabalho

GIOVANNA ANGELI BELO, THIAGO DE OLIVEIRA SANTOS, ROBERTA CRISTINA PIRIS, HESLLEY MACHADO SILVA e orientado por LÍLIA ROSÁRIO RIBEIRO e orientado por LÍLIA ROSÁRIO RIBEIRO

Introdução: A grande quantidade de resíduos sólidos gerados, é um dos graves problemas ambientais da humanidade e, por isso, tornou-se uma temática de suma importância a ser trabalhada nos programas de Educação Ambiental das escolas brasileiras. A escola é o ambiente em que o aluno realiza grande parte do seu processo de socialização, o que a torna o lugar ideal para trabalhar a Educação Ambiental, de modo a inserir no cotidiano dos alunos, práticas sustentáveis permitindo que os mesmos se tornem agentes transformadores do ambiente onde vivem. Objetivo: Promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e da reutilização de garrafas pet e latas de alumínio no ambiente escolar. Metodologia: Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizou-se uma campanha de conscientização junto aos alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública de Formiga-MG, voltada para a arrecadação de latas de alumínio e garrafas pet. Para incentivar a participação dos alunos, foi proposta uma competição entre as turmas, na qual a turma que mais contribuísse com doações de garrafas pet e latas de alumínio participaria também das atividades de reutilização do material. Resultados: Os alunos, de maneira geral, contribuíram com um grande número de materiais para a campanha, com maior participação dos alunos do ensino fundamental, que representaram grande parte das doações. As garrafas pet arrecadadas foram utilizadas na montagem de um jardim vertical para a escola e para a confecção de sete puffs. As latas de alumínio foram vendidas e o dinheiro foi revertido para a compra de mudas (cebolinha, alface, agrião, espinafre, orégano, hortelã e salsinha) e terra para jardinagem. Conclusão: A Conclui-se que pequenas ações que envolvem a participação dos alunos, de modo a valorizá-los como sujeitos ativos do processo de aprendizagem, geram grandes impactos positivos. Além de a escola em questão ser beneficiada com uma área verde, o projeto despertou nos alunos a conscientização sobre a importância da busca de soluções para minimizar os impactos ambientais gerados pelo excesso de lixo produzido.

Veja o artigo completo: PDF