Resumo Trabalho

DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA, GREYSON DAVI SILVA SOUSA, SAMANTHA JOYCE FERREIRA WANDERLEY DA SILVA

A escola é um contexto de ensino-aprendizagem, no qual se prioriza o sucesso em detrimento dos fracassos, dando-se bastante ênfase ao bom desempenho acadêmico. Entretanto, a realidade brasileira e, especificamente, paraibana é bastante adversa. Na presente pesquisa, o desempenho acadêmico é compreendido como o grau de conhecimento e desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais por um indivíduo em um determinado nível educacional. Estes são aspectos necessários para progressão satisfatória não só na vida acadêmica, mas na social e profissional. A literatura aponta que diversos fatores podem influenciar o bom desempenho acadêmico, como por exemplo, os estilos parentais, autoestima e estrutura física da escola. Nesse sentido, a fim de contribuir com a compreensão dos múltiplos fatores que influenciam o desempenho acadêmico, buscou-se verificar se e em que medida o desempenho acadêmico está relacionado ao engajamento escolar. Para tanto, participaram do estudo, 481 estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, com média de idade de 12,9 (dp = 1,69) e divididos igualmente quanto ao sexo. Os participantes responderam à Escala de Autoavaliação do Desempenho Acadêmico, Escala de Engajamento Escolar e um conjunto de Indicadores de Desempenho Acadêmico, bem como questões demográficas, como sexo e idade. Com o intuito de lograr o objetivo proposto, realizaram-se análise de correlação r de Pearson e regressão linear, com o método stepwise. Os resultados demonstraram que os diferentes fatores do engajamento escolar, a saber: dedicação, absorção e vigor, se correlacionaram direta e positivamente com o desempenho acadêmico. E a pontuação total do engajamento funcionou como bom preditor do desempenho acadêmico, explicando 18% da variância total deste. Ou seja, é possível que o engajamento escolar, motive os estudantes a frequentar a escola e participar efetivamente das atividades escolares. Tais resultados são relevantes para os profissionais que atuam no contexto educacional, pois reafirmam a necessidade de se elaborar projetos pedagógicos e atividades que aproximem o estudante do contexto escolar e os conteúdos escolares de sua realidade, promovendo atitudes positivas e maior engajamento dos escolares.

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