Resumo Trabalho

FRANCISCO MÁRIO DE SOUSA SILVA, MICHEL MONTEIRO FERREIRA e orientado por ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ e orientado por ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ

Os padrões utilizados na educação brasileira tem sido tensionados com cada vez mais frequência. Diante da necessidade de inclusão de novos mecanismos de ensino, surgem estratégias capazes de potencializar o aprendizado, transpondo as barreiras disciplinares, estimulando práticas associadas à compreensão interdisciplinar do aprendizado. Nesse sentido, o estudo objetivou analisar o ensino da ciência, através da promoção de espaços de aprendizagem, fundamentado na comunicação científica, interdisciplinar e dialógica, proporcionada pela Mostra Científica do Cariri, realizada no segundo semestre de 2017, na cidade de Juazeiro do Norte, município integrante do estado do Ceará. Como principal metodologia, foi utilizada a pesquisa participante em busca de identificar com maior precisão, o engajamento no processo de promoção, ensino e divulgação da ciência. Também, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e análises qualitativas. Constatou-se que: a Mostra Científica do Cariri trata-se de um dos maiores eventos de divulgação científica e tecnológica na região pesquisada e proporciona espaços integrados de ensino e divulgação científica, desde a perspectiva local até a promoção de diálogos com estudos realizados em outras regiões e países. Nesse interim, evidenciou-se que a prática do ensino da ciência proporcionada pelos eventos integrados a Mostra pesquisada, foi fundamentada no processo de compartilhamento multidisciplinar, estimulado pelo compromisso social e ambiental de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Por fim, evidencia-se que o ensino da ciência articulado em movimentos interdisciplinares de divulgação de pesquisas podem fomentar novos mecanismos de ensino-aprendizado de ciências em outros ambientes educativos.

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