Resumo Trabalho

VIVENCIANDO A DOCÊNCIA ATRAVÉS DA ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

ADRIELLY FERREIRA DA SILVA , AUGUSTO MONTEIRO DE SOUZA, PIETRA ROLIM ALENCAR MARQUES COSTA

A feira de ciências é um evento onde os alunos podem apresentar os trabalhos desenvolvidos nas escolas para um público diverso. Sendo assim, é de fundamental importância que todas as escolas da educação básica promovam eventos desta natureza, pois são atividades pedagógicas com elevado potencial motivador, do ensino e da prática científica no ambiente escolar, tanto para alunos e professores quanto para a comunidade em geral. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de dois bolsistas do subprojeto PIBID-Biologia, Campus I da UFPB, vivenciada com a orientação de alunos de uma escola da rede pública estadual na Paraíba. Os alunos desenvolveram trabalhos científicos para apresentação no evento: Talento Científico Jovem, financiado pelo CNPq. Durante o desenvolvimento do trabalho, os alunos foram orientados a montar o esquema de um projeto científico como cada etapa da pesquisa: introdução, fundamentação teórica, objetivos, metodologia, resultados, discussão e conclusão. No final do processo foi elaborado um resumo com 300 palavras para a submissão evento Talento Científico Jovem. Depois do aceite dos trabalhos, os alunos montaram banners com os resultados dos trabalhos. Foram apresentados, nos anos de 2012, 2013 e 2014, seis trabalhos, sendo um deles premiado em 3º lugar no ano de 2012. A participação nestes eventos proporcionou a esses alunos uma vivencia e uma alfabetização científica, o que possibilitou a construção de um conhecimento significativo para eles. Para o bolsista do PIBID-Biologia Campus I, professor em formação, esta experiência trouxe conhecimentos que vão agregar-se a formação docente de modo positivo e significativo.

Veja o artigo completo: PDF