Resumo Trabalho

WALLACE MATHEUS AQUINO DE SANTANA, ANA PAULA TORRES DE QUEIROZ

O presente artigo busca compreender a utilização das novas tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) no ensino da Geografia, em uma escola de referência no ensino médio, localizada no bairro do Engenho Maranguape no município de Paulista-PE. Procurou entender como o ensino tradicional e mecanizado afeta o aprendizado dos estudantes e, em contrapartida, como os recursos inovadores podem auxiliar para uma aula mais dinâmica e interessante para os alunos. Pensar o ensino da Geografia apenas com métodos antigos de memorização e reprodução não trazem bons resultados para a aprendizagem dos estudantes. Assim como o mundo muda e se atualiza, a Geografia escolar precisa se adaptar às mudanças. O uso dos recursos tecnológicos torna- se uma ferramenta útil para as práticas pedagógicas no ensino não somente por tratar-se de recurso didático de grande empatia pelos nossos alunos, mas por proporcionar o uso de diferentes linguagens para construir conhecimentos geográficos. Para o desenvolvimento do estudo, utilizou- se como abordagem metodológica o estudo de caso. Visando a coleta dos dados, foi aplicado um questionário com a docente que ministra aulas de Geografia no Ensino Médio. Percebemos que o uso da tecnologia na escola é um importante meio de articulação entre os conteúdos a ser trabalhado e a realidade dos discentes. No caso da ciência geográfica, é uma forma dos estudantes relacionarem os conteúdos com imagens que fazem parte de um determinado espaço. Nós acreditamos que a tecnologia sozinha não é capaz de promover um bom desenvolvimento dos indivíduos, pois é preciso profissionais capacitados, salas equipadas e confortáveis, meios que forneçam o uso adequado das tecnologias visando uma melhor aprendizagem dos estudantes.

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