Resumo Trabalho

FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR POR PARTE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O PROFESSOR EXERCE INFLUÊNCIA?

JOÃO GOMES SOARES NETO, PEDRO HENRIQUE LUNA NASCIMENTO, CAROLINE LINS FERNANDES

Este artigo trata dos fatores que influenciam na escolha do curso superior por alunos do ensino médio. O interesse pelo desenvolvimento deste tema teve início quando o autor, na sua prática, começou a identificar uma grande motivação dos alunos por cursos da área de saúde e de humanas, especialmente o Direito. Para o aporte teórico, foram consultados autores como Moura (2001), Novello (1990), Fiori (1982), Ludke e André (1986), Richardson (1999), entre outros. Os objetivos da pesquisa englobam identificar quais os cursos superiores que mais aparecem na escolha dos alunos, se as licenciaturas aparecem nestas opções e identificar os agentes motivadores da escolha, incluindo aí o papel do professor na escolha das profissões. Outro aspecto abordado neste trabalho é relativo à formação do professor e se esta formação possibilita aos futuros professores pensar criticamente sobre o que os espera em sala de aula e sobre o que deve caracterizar uma boa prática docente, na perspectiva da inclusão social, do reconhecimento das diferenças e da apropriação do conhecimento. Na medida em que o professor reconhece esse papel, ele pode ser um agente motivador na escolha, por parte dos alunos, do curso superior que irá lhe acompanhar durante toda a sua vida profissional e até ser um referencial que seus alunos sejam motivados a seguir. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e de campo. Foram pesquisados 36 alunos, de 4 escolas privadas de Campina Grande. Os resultados da pesquisa demonstram que as licenciaturas não estão entre as preferências dos alunos e que entre os poucos que sinalizaram positivamente para isso, destaca-se a área de ciências biológicas. Por outro lado, a pesquisa demonstra que a influencia do professor sobre as escolhas dos alunos é mínima.

Veja o artigo completo: PDF