Resumo Trabalho

MARIA DE LOURDES FELIX DE LACERDA RODRIGUES, ANALICE CALDAS ALBUQUERQUE, EDILAMAR MEDEIROS DE OLIVEIRA e orientado por VLADYR YURI SOARES DE LIMA CAVALCANTI e orientado por VLADYR YURI SOARES DE LIMA CAVALCANTI

O presente trabalho é resultado de um projeto produzido para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Naturais da Universidade Federal da Paraíba, executado em parceria com uma escola pública municipal na Comunidade Cuiá, ambas em João Pessoa, Paraíba. Atualmente, trabalhar a Educação Ambiental na rotina escolar, tornou-se um grande desafio a ser encarado pelos educadores. Diante dessa realidade, surgem alguns questionamentos de como esse tema está sendo tratado por esses educadores, quais as práticas educativas desenvolvidas, tanto na escola como na comunidade nos entornos da mesma. A educação ambiental deve ultrapassar os muros da escola e, com isso, o planejamento de aulas pode levar em consideração a comunidade que está no entorno da região estudada, para levar a esta comunidade o conhecimento necessário à educação e preservação ambiental. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma prática educativa com a escola, em complemento às aulas de campo junto à comunidade para preservação do Rio Cuiá, integrando uma ponte entre a escola e a comunidade. Metodologicamente fundamentou-se como uma pesquisa com abordagem qualitativa, com procedimento de pesquisa-ação colaborativa utilizando como método o estudo de caso, estudando uma instituição e uma comunidade baseada nas técnicas de documentação direta e indireta, empregando instrumentos como questionários e entrevistas. Realizaram-se diversas ações como aplicação de questionário, entrevista, doação de livros, reorganização e reativação de uma biblioteca comunitária existente na comunidade, roda de leitura trabalhando a Educação Ambiental e palestras educativas. Os resultados obtidos demonstraram a importância do desenvolvimento de práticas educativas inserindo a escola na comunidade. Sendo assim, constata-se que a execução do projeto “Integrando a escola a comunidade”, contribuiu com a preservação do Meio Ambiente tanto na escola como na comunidade, promovendo a integração entre a educação e a natureza, além de realizar uma conexão entre a escola e a comunidade.

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