Resumo Trabalho

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA VISÃO DOS DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

ROZANA QUINTANILHA GOMES SOUZA, EDIVALDO CRISTIANO DOS SANTOS SOUZA, ENGRACIA MANHÃES GABRIEL DE BRITO CAVALCANTI

Este trabalho teve origem nos estudos do OBEDUC e teve como objetivo investigar a relação do professor com o PROEJA, tendo em vista identificar e analisar a visão que o professor tem dos alunos do PROEJA com o intuito de avaliar como é garantido o direito de jovens e adultos a uma formação integrada e a um atendimento específico. A pesquisa justificou-se pela intenção de avançar nas discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos. Os dados da pesquisa foram obtidos através de entrevistas com docentes do PROEJA do IFFluminense - campus Centro , que constituíram um corpus para análise do discurso dos professores. Para essa investigação, tomamos como base os pressupostos teóricos levantados, principalmente, por Haddad e Di Pierro (2000) e Paiva (2006). Assim, a partir dos resultados, observamos que os docentes precisam superar o preconceito e a discriminação que veem a modalidade de adultos como uma modalidade de menor valor e de menor prestígio e, sobretudo, acompanhar as mudanças dos últimos tempos e aprender a lidar com os novos sentidos que a EJA vem assumindo, preparando-se para trabalhar com a pluralidade desses sujeitos.

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