Resumo Trabalho

CHRISTIAN EDUARDO CAMPOS DA SILVA, CLÁUDIA DANIELA BATISTA DA SILVA, EWERTON MARINHO DE AGUIAR, PATRÍCIA OLIVEIRA GONÇALVES e orientado por DÉBORA REGINA FERNANDES BENÍCIO e orientado por DÉBORA REGINA FERNANDES BENÍCIO

O presente artigo aborda a temática das Contribuições do programa PIBID na formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia, visando mostrar o PIBID não é apenas um programa de bolsas, é acima de tudo, uma proposta de incentivo e valorização da profissão docente e de aprimoramento do processo de formação inicial de professores para a Educação Básica. Como objetivo geral buscamos compreender as atuações dos discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID percorrendo as experiências vivenciadas no âmbito do projeto e intervenções realizadas em escolas públicas estaduais, atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Guarabira – PB. O desenvolvimento da pesquisa sucedeu de forma qualitativa pelo fato de supor um recorte do fato temporal-espacial de determinados acontecimentos a serem observados por parte do pesquisador. Os dados aqui expostos foram coletados a partir das intervenções realizadas e instrumentos construídos no desenvolvimento do Subprojeto tais como: diário de campo pessoal, relatos verbais das experiências dos discentes da escola. Os resultados apontam que o programa contribui imensamente para a formação inicial dos graduandos do Curso de Pedagogia, principalmente, por promover momentos práticos de atuação docente, que resultam na construção de saberes. De modo que, as contribuições que este subprojeto proporciona beneficiam não apenas os graduandos, mas todos aqueles que estão envolvidos no programa participam desse aperfeiçoamento do saber. E nesse sentido, o PIBID exerceu um melhor e gratificante conhecimento acerca do futuro ambiente profissional, contribuindo satisfatoriamente e alcançando seus objetivos, promovendo o aperfeiçoamento do processo de formação docente inicial.

Veja o artigo completo: PDF