Resumo Trabalho

(DES) RECONSTRUINDO O CONCEITO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO IFRJ

ELZA MARIA DUARTE ALVARENGA DE MELLO RIBEIRO, CARLA CRISTINA DE SOUZA, IAGO GOMES D'ORNELLAS, ISABELLA GONÇALVES PEREIRA

Os estagiários concluintes da licenciatura em Letras que chegam ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (doravante IFRJ) têm apresentado falta de aprofundamento teórico-metodológico na abordagem que o instituto adota nas aulas de Inglês para Fins Específicos (cuja abreviatura IFE é tradução da expressão ESP, English for Specific Purposes). Mais grave do que isso, os estagiários trazem em suas vozes ecos do discurso preconceituoso em relação à abordagem. Essa situação é reflexo da reprodução dos mitos que ainda permeiam a academia pela falta de aprofundamento e atualização acerca da prática. Isso se dá como consequência de visões deturpadas de colegas do meio acadêmico que passam a ser reproduzidas sem a devida reflexão e criticidade pelos docentes em formação. A partir do acima exposto, as professoras regente sentem a necessidade de construir um conhecimento teórico-metodológico-prático sobre IFE, desconstruindo concepções errôneas na reconstrução de novas por parte dos licenciandos. Assim, o formato de estágio dá conta da complementação da formação universitário-acadêmica. A pesquisa se enquadra num perfil interpretativista etnográfico, de caráter qualitativo. Os instrumentos de geração de dados foram: minicurso, oficina de material didático, leitura de textos teóricos seguidas de discussões crítico-reflexivas. Os dados são categorizados e organizados em quadros com recortes de falas gravadas e analisados em diálogo com o referencial teórico que embasa o artigo. Os resultados sugerem uma nova perspectiva sobre a abordagem e um posicionamento mais crítico e reflexivo que permite a eles certa autonomia fundamentada em argumentação com base nos preceitos teóricos.

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