Resumo Trabalho

JULICLÉCIA KELLY DA SILVA , ALESON DA SILVA FONSECA e orientado por LEILA LAISE SOUZA SANTOS e orientado por LEILA LAISE SOUZA SANTOS

Jogos lúdicos são sempre um importante recurso no ensino-aprendizagem por desenvolver a criatividade, curiosidade e interação entre os estudantes. Pensando nisso objetivou nesse trabalho, divulgar um método para ensinar conceitos ligados à respiração das principais classes do reino animal, bem como as estruturas envolvidas, o ambiente e adaptação do aparelho respiratório de forma comparada. Sobretudo, discutir as contribuições de atividades como essa na formação de docentes. O jogo surgiu de um projeto desenvolvido por estudantes do sexto período do Curso de Ciências Biológicas na disciplina de Fisiologia Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. O projeto constituiu em três etapas: (I) Divisão de grupos e Escolha do tema; (II) Estudo e pesquisa do conteúdo e elaboração do material didático; (III) Socialização e apresentação do material didático. Caracterização do jogo: O “Cards game: aprendendo a fisiologia animal comparada” contém 96 cartas divididas em cartas modalidades, referentes ao conteúdo do jogo (fisiologia respiratória e adaptativa) e cartas especiais (recreativas), para tornar o jogo mais dinâmico. O jogo foi apresentado a turma e bem avaliado pelos licenciandos, pelos docentes responsáveis pela disciplina e uma aluna do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da UFRN, essa equipe atribuiu notas e deram sugestões para melhoria do jogo. Ao término deste, percebe-se que projetos como estes permite uma vivência docente, pois ao produzir um material didático é necessário planejamento, estudos e esquematização de uma possível aula. Essa atividade proporcionou aos licenciandos um aprofundamento do tema, criatividade, autonomia e síntese de conteúdo. Isso, portanto, favorece a inovação na criação de novas formas no ensinar e facilita o entendimento do assunto através de exemplos práticos. Deste modo, o referido jogo vem a ser uma ótima ferramenta didática para o ensino de fisiologia. A construção de um material didático contribuiu positivamente para a formação docente e pode ser de subsídios para outros profissionais que pretendem inovar durante suas aulas.

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