Resumo Trabalho

DOUGLAS SALGADO DA SILVA, WELLY EVILLY DA SILVA VIEIRA, AYRTON MATHEUS DA SILVA NASCIMENTO, KILMA DA SILVA LIMA VIANA e orientado por ETELINO JOSÉ MONTEIRO VERA CRUZ FEIJÓ DE MELO e orientado por ETELINO JOSÉ MONTEIRO VERA CRUZ FEIJÓ DE MELO

Essa pesquisa tem como objetivo entender as percepções dos estudantes sobre a carreira docente. O campo da pesquisa foi às escolas Antônio Dias Cardoso e Amélia Coelho, como campo de atuação dos extensionistas do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas - PDVL da cidade de Vitória de Santo Antão. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do ensino médio das duas escolas que são participantes das ações do PDVL. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto com 04 (quatro) perguntas sobre a carreira docente. Espera-se que a pesquisa apresente dados relevantes a respeito da docência. De antemão é importante frisar que, de acordo com a literatura, nota-se que é perceptível o desinteresse dos estudantes em seguirem a carreira docente, e os motivos que explicam este fato são diversos, uns apontam para própria profissão de professor, elencando fatos como por exemplo: desvalorização social, baixa remuneração, condições precárias de trabalho, salas muito lotadas, entre outros e o outro ponto, refere-se à própria abordagem do professor na sala de aula, no que se refere principalmente ao sistema avaliativo, uma vez que, se o aluno não consegue ser “aprovado” na disciplina de Química, por exemplo, ou melhor, não consegue compreendê-la, logo, não optará em lecionar, especificamente se for esta a área do conhecimento. De um modo geral, diante desta pesquisa, percebeu-se que apesar de uma grande parte dos estudantes considerarem muito importante a profissão de professor, não é a área de sua escolha do vestibular, ou seja, não optam por essa profissão.

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