Resumo Trabalho

AVALIAÇÃO DA CONFIGURAÇÃO DOS POÇOS INJETORES NO MÉTODO AVANÇADO DE RECUPERAÇÃO POR DRENAGEM GRAVITACIONAL ASSISTIDA POR VAPOR (SAGD)

Autor(es): MARIANA BARBOSA MONTEIRO DE CARVALHO, THAYSE CAMILA SOUZA DE LIMA, LUÍS FELIPE ALVES PAIVA DE BRITO, ANTHONY ANDREY RAMALHO DINIZ e orientado por GLYDIANNE MARA DIÓGENES FERNANDES e orientado por GLYDIANNE MARA DIÓGENES FERNANDES

A recuperação avançada de petróleo surgiu da necessidade de se retirar o óleo que ainda permanece no reservatório após a recuperação primária. O objetivo desses métodos é elevar a produção acumulada e o fator de recuperação do óleo. Com a utilização desses métodos, alguns projetos em campos maduros passam a se tornar viáveis economicamente. Os métodos térmicos, dentre eles a injeção de vapor, promovem a recuperação do óleo através da inserção de energia térmica dentro do reservatório. O aumento da temperatura faz com que o óleo tenha a sua viscosidade reduzida, melhorando assim, sua locomoção ao longo dos poços de injeção, que podem apresentar diferentes configurações. O presente trabalho tem o objetivo de verificar qual configuração de poço injetor obterá um maior desempenho, através do estudo do reservatório, utilizando a simulação numérica, variando seus comprimentos e ainda as vazões simuladas para o projeto, com base nos parâmetros analisados, como a produção acumulada de óleo, o fator de recuperação e a distribuição da temperatura no reservatório.

Veja o artigo completo: PDF