Resumo Trabalho

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO PARA A SEPARAÇÃO DA MISTURA BTX BASEADA NA RESOLUÇÃO DO SITEMA DE EQUAÇÕES MESH.

Autor(es): HIUQUEM MONTEIRO LOPES, EDBERG JOSÉ ARAÚJO DOS SANTOS, DAVID OLIVEIRA DAMASCENO, RUAN SANTOS NEVES e orientado por ANTONIO TAVERNARD PEREIRA NETO e orientado por ANTONIO TAVERNARD PEREIRA NETO

As colunas de destilação ocupam uma posição de destaque na engenharia química, sendo extensivamente utilizadas na indústria química e petroquímica. A modelagem e simulação de processos é uma grande aliada para o aprendizado e desenvolvimento técnicocientífico de alunos e pesquisadores do ramo da engenharia, proporcionando um ambiente imersivo para os mesmos. Diante disto, o presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de avaliar os resultados obtidos a partir de algoritmos de resolução sequencial das equações de equilíbrio que governam um processo de separação por destilação (equações MESH) através do software MATLAB® e realizar uma análise comparativa com os resultados obtidos na literatura, mas também com aqueles oriundos de uma simulação por meio da utilização de um simulador comercial de processos, cujo escolhido foi o Aspen Plus®. Para tanto, foram implementados dois algoritmos, sendo o primeiro uma modificação do método Bubble-Point, cujo qual foi responsável pela geração de estimativas iniciais minimamente plausíveis para a inicialização do segundo algoritmo implementado, que consistiu na utilização do método de Newton-Raphson para resolução das equações MESH via procedimento de eliminação matricial. Para a análise do modelo proposto, tomou-se como base o estudo de caso de um processo de destilação da mistura BTX. Inicialmente, foi simulado o processo utilizando o Aspen Plus®, que serviu de comparativo para os resultados obtidos via metodologia proposta no presente trabalho. Por fim, realizou-se a simulação utilizando os algoritmos de resolução propostos e, após isso, comparou-se os resultados obtidos, verificando satisfatória concordância destes em relação aos resultados obtidos via simulador comercial.

Veja o artigo completo: PDF