Resumo Trabalho

MODELAGEM ESTRUTURAL 3D DE RESERVATÓRIOS DE PETRÓLEO COM SKUA-GOCAD®: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPO MADURO DO NORDESTE BRASILEIRO.

Autor(es): JOÃO LUIZ PADILHA DE AGUIAR, MOISÉS DANTAS DOS SANTOS, ERNESTO VARGAS BAUTISTA e orientado por GUSTAVO CHARLES PEIXOTO DE OLIVEIRA e orientado por GUSTAVO CHARLES PEIXOTO DE OLIVEIRA

O Brasil possui grandes reservas de hidrocarbonetos que se dividem entre reservatórios convencionais e não convencionais. O potencial para descoberta de óleos leves em reservatórios nas bacias offshore da margem leste do país, bem como atividades produtivas em campos maduros em outras regiões onshore frequentemente exigirão que modelos computacionais de alta fidelidade contribuam para a tomada de decisão na escalada do upstream nacional pelos próximos anos. Nesta ótica, este trabalho apresenta um estudo de caso de modelagem estrutural 3D para um reservatório petrolífero a partir de mapas estruturais e dados de perfilagem correspondentes a um campo maduro localizado no nordeste brasileiro. A geração do volume de interesse por meio do software SKUA-GOCAD® bem como sua adequação aos propósitos de sua exploração são brevemente discutidos.

Veja o artigo completo: PDF