Resumo Trabalho

PRODUÇÃO DE CARBONO ATIVADO A PARTIR DA FIBRA DE COCO (COCOS NUCIFERA) UTILIZANDO ÁCIDO SULFÚRICO PARA APLICAÇÃO NA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO.

Autor(es): BEATRIZ FERRAZ MARTINS e orientado por PAULA KATHERINE LEONEZ DA SILVA VALENÇA e orientado por PAULA KATHERINE LEONEZ DA SILVA VALENÇA

Neste trabalho foi avaliado a aplicação da fibra de coco seca obtida a partir do mesocarpo na forma de carbono ativado como catalisador heterogêneo na reação de esterificação. A fibra de coco foi submetida a vários processos: lavagem, preparação da amostra, acidificação com H2SO4, por fim, carbonização em mufla para a obtenção do carbono ativado. Para avaliar o desempenho catalítico da fibra na reação de esterificação foi feito um planejamento fatorial do tipo 2k, na qual as variáveis estudadas foram a concentração do ácido sulfúrico, temperatura de impregnação e temperatura de carbonização. A reação foi realizada em uma incubadora Shaker de SL222. As conversões de ácidos graxos livres em éster apresentaram valores entre 7% a 70%. A variável temperatura de carbonização apresentou-se mais significativa no processo, independentemente das outras variáveis estudadas neste processo.

Veja o artigo completo: PDF