Resumo Trabalho

DESCOMISSIONAMENTO DE DUTOS RÍGIDOS SUBMARINOS: UMA ANÁLISE DE RISCO PARA A OPÇÃO DE ABANDONO EM ÁGUAS RASAS E ÁGUAS PROFUNDAS.

Autor(es): RAFAELA DE ANDRADE RAMOS, ILSON PARANHOS PASQUALINO, LUISA NOGUEIRA DE AZEREDO COUTINHO SOARES, MARCELO IGOR LOURENÇO e orientado por ILSON PARANHOS PASQUALINO e orientado por ILSON PARANHOS PASQUALINO

A etapa de descomissionamento vem ganhando espaço nos últimos anos a medida que as estruturas de óleo e gás estão chegando ao final da sua vida útil de produção. O descomissionamento de dutos submarinos apresenta-se como um dos maiores desafios, uma vez que essas estruturas estão instaladas no fundo do mar há um longo período, sendo difícil determinar suas condições estruturais atuais. Dessa forma, o presente estudo busca apresentar uma análise de risco para a opção de abandono in-situ desses dutos, a fim de contribuir para a identificação de aspectos críticos e de fatores chaves para criação de barreiras de segurança. Através da elaboração de uma árvore de falhas para essa opção, obteve-se um total de seis eventos básicos, os quais foram classificados segundo categoriais de risco para o cenário de águas rasas e águas profundas.

Veja o artigo completo: PDF