Resumo Trabalho

SUPERVISÃO E CONTROLE DOS MÉTODOS E VARIAÇÕES DO GERENCIAMENTO DA PRESSÃO NA PERFURAÇÃO DE POÇOS (MPD) - ESTUDO COMPARATIVO DE APLICABILIDADE E IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE.

Autor(es): LUAN VICTOR FEITOSA SILVA e orientado por ANDERSON DO NASCIMENTO PEREIRA e orientado por ANDERSON DO NASCIMENTO PEREIRA

A necessidade de permitir o melhor uso dos poços em cenários cada vez mais desafiadores impulsiona as empresas na exploração e produção de petróleo e gás a desenvolver novas tecnologias para resolver as principais dificuldades operacionais encontradas durante a indústria de perfuração. O presente estudo compara a aplicabilidade dos principais métodos de gerenciamento de pressão durante a perfuração e explica as técnicas adotadas para controlar os kicks. O estudo também envolve o desenvolvimento de um software de controle para a simulação da variação de pressão no poço durante a perfuração não convencional. Isso permite melhores dados de monitoramento de desempenho, que são coletados em cada estágio do processo de perfuração. Com a ajuda desta informação, além das consultas a algumas empresas e pesquisadores, o objetivo é formar uma base robusta e gerar fidelidade, confiabilidade e aplicabilidade do software desenvolvido. O AutoCAD (versão 2013) foi o software usado para construir o diagrama do processo de controle e gerenciamento de pressão durante a perfuração, enquanto o InduSoft foi usado para simular a variação de pressão durante a perfuração. A partir do estudo de casos reais envolvendo o uso de diferentes métodos de pressão gerenciada (MPD), o trabalho realizou um levantamento dos principais cenários favoráveis para cada método, identificando as vantagens e limitações envolvidas em cada aplicação. No presente estudo foram realizadas comparações para permitir a apresentação de uma metodologia mais eficiente para a perfuração em cenários difíceis e complexos, como as camadas pré-sal e a reativação de áreas abandonadas devido a métodos convencionais ineficientes.

Veja o artigo completo: PDF