Resumo Trabalho

PRÉ-SAL: PROSPECÇÃO, GEOLOGIA E PRODUÇÃO - UMA NOVA PERSPECTIVA DE EMPREGABILIDADE NO SETOR DE PETRÓLEO E GÁS NO BRASIL EM VÁRIAS ÁREAS.

Autor(es): FLORESTAN NUNES, MAGNA SOUSA, CYNDE BEVENUTO DA ROCHA, ANTÔNIO FRANCISCO LUNA ALBUQUERQUE e orientado por ANA KARLA COSTA DE OLIVEIRA e orientado por ANA KARLA COSTA DE OLIVEIRA

: A descoberta das jazidas do pré-sal no Brasil representaram um marco no setor de petróleo e gás tanto para o Brasil, quanto a nível mundial. A “área do pré-sal”, delimitada por um polígono, o qual inclui não apenas oportunidades do pré-sal (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo), mas também do pós-sal das bacias de Campos e Santos. Neste contexto, com o setor aquecido no sudeste, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Instituto Federal do RN (IFRN) CNAT entendem que as concepções tecnológicas e outros aspectos do pré-sal são primordiais para incrementar a formação de profissionais de Petróleo e gás no estado do RN e do Brasil; tendo realizado um estudo sobre a prospecção, geologia e novas tecnologias criadas aplicadas a águas ultraprofundas e à produção deste importante reservatório. Um protótipo- maquete litoestratigráfico foi concebido para melhoria de didática nas aulas de Geologia do petróleo, Avaliação de formação e reservatórios e outras disciplinas, sendo um trabalho com conhecimentos bastantes satisfatórios, do ponto de vista industrial, acadêmico, sendo bastante pertinente ao momento econômico atual no setor.

Veja o artigo completo: PDF