Resumo Trabalho

A EDUCAÇAO FILOSOFICA COMO FONTE PARA O CONHECIMENTO.

ESTEFANIA MARIA DA SILVA, VALMIR PEREIRA

O objetivo de nossa pesquisar é apresentar como o ensino de filosofia é aplicado nas escolas. A importância entre a relação ensino aprendizagem, contextualizada na disciplina de filosofia. Por ser o professor um mediador do conhecimento, em que o aluno espera a motivação e orientação, para poder desenvolver seu conhecimento. O aluno é um instrumento de sabedoria, que deve ser lapidado, e o professor tem como função induzir o aluno a filosofar, conhecer a si mesmo, pois os sábios devem passar seu conhecimento por autoridade ao saber, o aluno deve se reconhecer como ser importante no mundo, possibilitando a construção de um conhecimento crítico, tendo como seu melhor amigo a sabedoria. Transformando o homem em um ser sábio, bom e justo, assim como o filosofo Sócrates almejava. Pois já era de preocupação dos filósofos como seria o futuro da nação, pois o desenvolvimento intelectual dos jovens, ira influenciar na suas ações e tomada de decisões na área política, social e familiar, assim como ocorre na atualidade o descaso em varias áreas, em que faltam uma orientação e encaminhamento na tomada de decisões, já originários da ignorância acumulada ao longo do tempo, se tornando uma cultura, em que o homem se fecha ao conhecimento e continua apenas vivendo em um mundo de ilusões sem se comprometer com a realidade, apenas diante das representações se conformam com as situações diárias. Palavra chave: Filosofia, professor, sabedoria.

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