Resumo Trabalho

ABORDANDO A HISTÓRIA DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

ALINE MARQUES DOS SANTOS, ALINE SOARES CAVALCANTE, KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA

O presente trabalho busca descrever uma das atividades realizadas pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Física, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus VII. Na Escola Estadual Auzanir Lacerda, situada no município de Patos-PB. As atuações foram desenvolvidas nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, do turno da tarde. Tendo em vista minimizar as dificuldades encontradas no ensino de Física, como a falta de interesse, a falta de ligação com dos conteúdos trabalhados com o cotidiano dos alunos, buscamos incentivar o interesse seu interesse pela disciplina, procurando desmistificar alguns conceitos pré-definidos, muito difundidos, nos quais muitas vezes ela é vista como uma disciplina difícil, e criadas por gênios em um determinado momento. E levando-se em consideração essas dificuldades hoje encontradas no processo de ensino aprendizagem. Buscamos trabalhar a História da Física, como ferramenta motivacional. Cada turma teve um enfoque diferente buscando assim trabalhar em concordância com o conteúdo que estava sendo ministrado pelo professor da disciplina. No primeiro ano trabalhou-se Isaac Newton, no segundo Galileu Galilei, e no terceiro trabalhou-se a Guerra das correntes, e seus principais participantes: Thomas Alva Edison, Nikola Tesla, e George Westinghouse. Além de mostrar a importância que as descobertas tiveram na época em que aconteceram, as barreiras que elas quebraram, e as dificuldades que os cientistas encontraram para fazer com que suas ideias fossem aceitas. Buscamos assim auxiliar na desconstrução de conceitos pré-concebidos pelos alunos a respeito da disciplina. E mostrando que ela é feita por pessoas, que se esforçaram e estudaram muito para fazer o que fizeram, e não apenas acordaram certo dia e revolucionaram a Física.

Veja o artigo completo: PDF