Resumo Trabalho

MATHEMOTECA: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO REALIZADO COM A COOPERAÇÃO DO PIBID, VISANDO O MELHORAMENTO DA INTERPRETAÇÃO MATEMÁTICA DOS ALUNOS

KAREN OHANA SOUSA BASTOS, ANNE CAROLINE SILVA AIRES, SILVILENE MÁRCIA FERREIRA, ROSEMARY ROQUE DE AQUINO, ELIZABETE CARLOS DO VALE e orientado por ELISABETE CARLOS DO VALE e orientado por ELISABETE CARLOS DO VALE

O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), se configura como uma oportunidade do graduando conhecer o âmbito escolar de forma aprofundada, pois o graduando participará de todo processo relacionado a educação dos alunos, e consequentemente ao processo de funcionamento de uma instituição de ensino, diferente do estágio supervisionado, o tempo de atuação dos bolsistas em determinada sala é de um ano, desta forma eles acompanham o processo de desenvolvimento dos alunos. O bolsista está sendo supervisionado constantemente, sendo assim seu trabalho será realizado de forma mais segura, pois terá o apoio de alguém que já é experiente no âmbito educacional. Atuamos na Escola Rivanildo Sandro Arco Verde, localizada na rua Senador João Cavalcante de Arruda s º, no bairro Presidente Médici, na cidade de Campina Grande-PB, a sala de atuação é a do 5º ano, tendo como supervisora a Professora Rosemary Aquino. O objetivo do PIBID é proporcionar uma aprendizagem significativa nos alunos, sendo assim o lúdico deve ser trabalhado, para tornar concreto aquilo que está sendo passado para os mesmos. O entendimento da matemática para muitos se torna uma tarefa complicada, pensando nisso procuramos através da exposição de atividades, atividades estas que eram realizadas coletivamente e fugindo do tradicional lápis e papel, estimular o aprendizado das crianças, mas não só isso o que procuramos também é auxiliar a interpretação matemática dos alunos, pois a resolução de problemas se torna mais simples quando eles entendem o que a questão propõe. Desta forma objetivamos refletir a respeito das práticas realizadas em sala pensando em um melhor aproveitamento do ensino e aprendizagem da matemática.

Veja o artigo completo: PDF