Resumo Trabalho

JOGOS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR E GEOGRÁFICO.

JADIEL LUCAS ALVES DE ANDRADE, GIUSEPP CASSIMIRO DA SILVA, JOSANDRA ARAÚJO BARRETO DE MELO

Este trabalho tem por objetivo relatar uma breve experiência vivenciada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID – da Universidade Estadual da Paraíba, mais especificamente do subprojeto de Geografia. Apresentaremos os resultados alcançados a partir da intervenção com jogos que tem a intenção de tornar o ensino geográfico mais interessante nos dias atuais, tentando romper com as práticas pedagógicas mnemônicas que vem se perpetuando desde o inicio da geografia escolar e que já eram criticadas na primeira metade do século XX por Delgado de Carvalho, as atividades com jogos foram desenvolvidas com a turma do 9° “A” do ensino fundamental da Escola São Sebastião, que está localizada no bairro Alto Branco em Campina Grande-PB. Tendo clareza que o jogo e o ato de jogar se constitui como atividades inerentes aos seres humanos desde os tempos mais remotos e que através deste exercício (jogar) toma-se uma postura ativa diante dos desafios apresentados, consideramos o jogo uma importante ferramenta pedagógica que oferece suporte ao trabalho desenvolvido pelo professor, contribuindo assim, para o processo de construção do conhecimento do alunado. Buscou-se construir nos jogos trabalhados significados referentes à busca de conhecimento, não se tratou de jogar por jogar, se tratou de jogar para reforçar o saber que apreendido em sala, tornando o processo avaliativo deleitante, muitos nem se deram conta que estavam sendo avaliados e se esforçavam para ter um bom desempenho. Confeccionamos junto com os alunos dois jogos e fizemos uma aliança entre eles e alguns conteúdos geográficos, vale lembrar que os jogos são uma adaptação de jogos convencionais e que podem ser utilizados em qualquer conteúdo de qualquer disciplina. Essa prática viabilizou um contato maior entre professor e aluno, assim como um momento descontraído e concomitante sério, possibilitando que o aprendizado estivesse acompanhado de diversão, transformando o saber construído em vivência.

Veja o artigo completo: PDF