Resumo Trabalho

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL VIVENCIADA EM ESTÁGIO PELO PIBID

THIAGO LOPES DE LIMA, MARÍA CRISTINA DIAS DE ARAÚJO, MARIA DANNIELLY VIANA PESSOA, PEDRO VINICIUS FRANÇA NASCIMENTO, RUAN CARLOS TAVARES DA SILVA, SEVERINA FERREIRA DO NASCIMENTO

O processo de aprendizagem educacional da população brasileira tem sua continuidade na escola visto que os primeiros educadores são seus familiares. Neste ambiente escolar, mais precisamente em sua estrutura, há espaços denominados salas de aula que são utilizadas para o desenvolvimento intelectual do educando. É neste espaço que o docente da disciplina de Geografia tende à aplicar os conteúdos mostrando aos discentes as influências que determinado tema espacial possui em seu cotidiano, isto dependendo como os conteúdos são trabalhados em sala pelo educador que nesta análise é direcionada a docência de Geografia no ensino fundamental. Através dessa perspectiva, este artigo visa questionar como a sala de aula é utilizada pelos professores de Geografia em suas práticas metodológicas no ensino básico, onde tais conteúdos compreendidos nesta fase educacional pode levar aos alunos a terem certa facilidade em analisar as influências do tema abordado em seu convívio social. O objetivo desta análise argumentativa é fazer com que docentes e futuros docentes possam promover em suas atividades uma produção do conhecimento geográfico, mostrando aos discentes as relações do conteúdo aplicado a eles em seu cotidiano, indo além da reprodução de saberes ditada pelo livro didático. O levantamento dessa pesquisa foi concebida através da observação em campo, atribuída no período de estágio adquirido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência (PIBID) na Escola Estadual de Ensino Fundamental professor Antonio Benvindo. Tais argumentos foram fundamentados por referências bibliográficas, cujo autores possuem trabalhos referentes à esta linha de pesquisa. As atividades desenvolvidas em sala foram fundamentais para obter as conclusões sobre esta inquietação referente a prática docente. A mediação do professor e como se dá esta mediação do conhecimento geográfico é de grande importância pois, é através da sua prática metodológica em sala de aula que dará suporte para uma sociedade conhecedora dos temas geográficos que o cercam.

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