Resumo Trabalho

ANÁLISE QUANTITATIVA DE PUBLICAÇÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS

MARIA ELOIZA NENEN DOS SANTOS, PATRÍCIA FERNANDES TOMAZ, JULIANA FELIX DOS SANTOS, LUANA DA CUNHA LIMA, DIEGO EDUARDO DA SILVA

A utilização de jogos lúdicos vai além da diversão, pois é uma ferramenta que sendo usada no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula apresenta resultados significativos. Fazer da sala de aula um espaço onde o aluno realize atividades que lhe traga satisfação e ao mesmo tempo aprendizagem é um dos principais papéis dos jogos lúdicos, portanto, independente do tipo de jogo desta categoria que for utilizado, apresenta potencialidade como um recurso mediador de aprendizagem para o educando. O presente artigo expõe resultados de uma pesquisa quantitativa na qual foi efetuado um levantamento de publicações científicas em revistas Qualis A acerca dos jogos lúdicos já desenvolvidos para o ensino de Química Orgânica no período de 2012 a 2017. Foram analisados 76 volumes, de 04 revistas, sendo elas ACTA SCIENTAE; Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; Revista De Educação, Ciências e Matemática e Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Deste modo, foram analizados todos os artigos que compõem esses volumes acima citados. Buscou-se também, analisar a evolução da quantidade de produções acadêmicas relacionadas ao tema. Em todos os volumes analisados, foram encontrados apenas três artigos que discorrem sobre o tema escolhido. Deste modo, a pouca quantidade de artigos encontrados enfatiza a necessidade da população acadêmica em desenvolver produções significativas acerca do Ensino de Química Orgânica com a utilização de Jogos.

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