Resumo Trabalho

MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ESTUDO DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO

ADRIANA MARQUES DOS SANTOS, MARIA SILVANEIDE RAMOS DOS SANTOS, AMANDA BEZERRA DE FARIAS, VANDA MARIA FÉLIX BARBOSA

O presente trabalho, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba juntamente a Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional José Leite de Souza (EEEMIIEPJLS) localizada na cidade de Monteiro, no cariri paraibano, vem desenvolvendo atividades no Laboratório de Educação Matemática (LEM) que a escola dispõe desde do início de 2017, buscando de forma lúdica reforçar conteúdos vivenciados em sala de aula e aplicando em jogos ou outro material disponível. Dentre todas as atividades que desenvolvemos durante o ano letivo com as intervenções dos bolsistas do PIBID, no intuito de tornar a matemática mais acessível e menos complicada para os alunos, mostraremos o estudo de funções a partir da utilização de materiais manipuláveis, são eles: jogo das Trilhas, kit do explorador matemático e Torre de Hanói. Nesses materiais foram estudados função afim, quadrática e exponencial com o propósito de relembrar os conteúdos e fixar de forma dinâmica e desafiadora sem que os alunos se sintam na obrigação de aprender, mas que sintam prazer em aprender fazer, pois a meta das intervenções é fazer com que os alunos despertem dentro de si uma curiosidade do saber e busque novos conhecimentos divertindo-se, contribuindo significativamente no processo ensino-aprendizagem. Tornando assim, um aluno construtor do próprio conhecimento e uma matemática mais aplicável ao cotidiano. Através das experiências que foram obtidas durante a intervenção utilizando os materiais citados acima, oferecemos uma oficina para os alunos licenciandos do curso de Matemática da UEPB - CAMPUS VI (Monteiro - PB), durante um evento (II Semana da Licenciatura Matemática - SELIMA) na mesma Universidade, intitulado por “Materiais Manipuláveis no Estudo de Funções para o Ensino Médio”, no intuito de compartilhar as experiências abrindo discussões acerca do uso dos materiais manipuláveis no ensino médio.

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