Resumo Trabalho

PRODUÇÃO DE VÍDEO A PARTIR DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL E TECNOLÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA

ALINE DE SOUZA SILVA, AURICÉLIA LOPES PEREIRA

O ensino de história no Brasil enfrenta distintas dificuldades de apresentar diversos métodos de ensino em sala de aula em escolas públicas por falta de equipamentos e outros problemas. Mas há vários meios de utilizar métodos diferentes em sala de aula, como utilizar os recursos tecnológicos e a partir disso usar a criatividade para chamar a atenção e a força de vontade de aprender a estudar história de uma forma mais expositiva, dinâmica e pedagógica. Como também, expor o método de produção desses recursos e também a forma que é aplicada em sala de aula e destacar o programa educacional que é voltado praticamente a esse tipo de método de aplicação de produtos pedagógicos, assim incentivando os alunos acadêmicos de licenciatura a gostar de lecionar e ter várias formas de aplicar seu conhecimento, ajudando ao aluno da escola a compreender o conteúdo de forma diferenciada. Isso traz pontos positivos para ambos os envolvidos, tanto ao aluno graduando como o do ensino fundamental e médio. A tecnologia é um dos recursos essenciais para um professor utilizar em sala de aula que recorre a uma série de diferenciações de trabalho através desse mecanismo. Destacando um dos produtos aplicados por uma das pibidianas, que diz respeito a um vídeo autoral, focando no tema da biografia de Darcy Ribeiro, um escritor importante que influencia o ensino de história e outras áreas. Vale salientar, que além da produção destaca-se a experiência contada, onde houve resultados positivos entre todos os envolvidos na respectiva produção, aplicação e também dos espectadores.

Veja o artigo completo: PDF